Projeto: música, sons, rítmos e instrumentos musicais

Justificativa: Incentivar a criança a compreender a forma adequada de ouvir música, conhecendo os diversos ritmos musicais e seus instrumentos, e a importância que a música tem na vida das pessoas.


Objetivo Específico: Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e produções, bem como perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais. Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.

Objetivos Gerais:
-Promover a socialização dos conhecimentos sobre música e seus instrumentos;
-Aumentar a sensibilidade e a capacidade de concentração;
-Desenvolver o raciocínio lógico e a imaginação;
-Desenvolver á auto-estima e coordenação motora;
-Desencadear emoções, aumentando a união entre a interação e o prazer;
-Explorar os instrumentos musicais;
-Desenvolver a linguagem, percepção, audição, habilidades em acompanhamento Rítmico com instrumentos, voz e o canto como expressão de grupo e individual;
-Construir instrumentos musicais;
-Contribuir na formação e desenvolvimento da personalidade das crianças, pela ampliação da cultura;
-Enriquecimento da inteligência;
-Vibração da sensibilidade musical;
-Educar musicalmente.

Conteúdos

Conceituais:

  • Identificar os tipos de instrumentos musicais, através da observação;
  • Comparar os tipos de músicas através audição de músicas diversas;
  • Refletir sobre os tipos de músicas;
  • Identificar as características, específicas, de diversos instrumentos musicais;
  • Saber identificar os tipos de música.
Procedimentais:
  • Classificar os tipos de músicas e instrumentos musicais;
  • Desenvolver atividades lúdicas com músicas;
  • Desenvolver atividades de matemática;
  • Desenvolver Jogos com músicas;
  • Realizar uma apresentação musical;
  • Associar os tipos de músicas e instrumentos;
  • Montar painel com painel mostrando gravuras sobre instrumentos musicais;


Atitudinais:

  • Interessar-se pelos diversos tipos de música;
  • Socializar as informações que as crianças possuem sobre o tema;
  • Classificar instrumentos e músicas, pelas diferenças e semelhanças;
  • Reconhecer os tipos de música e os instrumentos musicais;
  • Organizar de forma coerente o pensamento em relação as diversos tipos de música;

Linguagem oral e escrita:

  • Nome dos instrumentos e das músicas;
  • Letras inicial de algumas músicas e instrumentos;
  • Cantar acompanhando músicas diversas
  • Desenhar os instrumentos musicais; etc.,
  • Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas;
  • Observação e manuseio de instrumentos musicais e CD’s, e fitas;
Histórias: situações do cotidiano, que envolvam que envolvam leitura; as letras do alfabeto.

Matemática
Cantar músicas que contenha contagens;
Contar os tipos de músicas;
Os tipos de instrumentos musicais;
A quantidade de CD;s e fitas K 7 que tem no C.E. I;
Quantos são de cada tipo de música;
Tamanho de cada instrumento musical, cd’s e fitas (maior, menor, cumprimento, largura, altura, et,);
Comparar as medidas;
Comparar peso;
Formar conjunto
Formas geométricas;
Maior menor.

Artes
Cores;
Texturas,
Imitações;
Estética;
Dublagem
Maquetes
Movimento
Danças;
Jogos musicais;
Postura corporal;
Ouvir, músicas canções;
Ritmos;

Natureza e sociedade:
Brincadeiras com música;
Confecção de bandinha;

Música;
O tom da música;
Ouvir em silêncio;
Ouvir e cantar junto;

Metodologia:
-Confeccionar uma bandinha com materiais recicláveis (casca de coco, cabos de vassoura, tampinhas, caixas e copinhos), pandeiros, baquetes, tambor bastões, xiquexique, pratos, cuíca;
-Acompanhar o ritmo da música com palmas e com movimentos corporais;
-Formar grupos para fazer imitações com mímica em ritmo musical;
-Perceber os sons com olhos fechados de fora e dentro da sala;
-Pesquisar manifestações folclóricas de caráter musical
-Jogos conjugados com música;
-Observar sons e ritmos da natureza;
-Identificar os ritmos musicais através de fitas e cd’s;
-Imitar cantores, interpretar canções diversas;

Avaliação:
-Perceber a capacidade de improvisar;
-Notar o desenvolvimento, quando a atividade sugere um certo grau de dificuldade;
-Interesse em aprender a tocar algum instrumento;
-Distinguir a altura, duração, timbre, memorização.

A confecção de uma bandinha também é um ótimo recurso a ser trabalhado com os pequenos! Além de trabalhar a arte, a reciclagem (instrumentos podem ser de sucata), o cuidaddo com o material, a criatividade, a intensidade e o ritmo!

Eles vieram ao mundo embalados por canções. Das de ninar para as de roda foi um pulo. Mais um pouco e estavam cantando, mesmo que desafinados.E agora estão na pré-escola... fazendo uma tremenda algazarra.

Mas basta que você inicie alguns compassos, seja de que música for, para pegá-los de jeito. Pesquisas recentes confirmam que dos três aos seis anos é a hora certa de encher esses ouvidos de harmonia.

Não que depois não seja bom (música sempre é bom, concorda?), mas seus alunos depois dos dez anos não estarão tão receptivos e preparados para a linguagem musical.Não é para formar músicos que a Iniciação Musical vem ganhando espaço nas pré-escolas, sendo incluídas até no Referencial Curricular Nacional.

A música ajuda a afinar a sensibilidade de seus alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser um forte desencadeador de emoções. Os benefícios de uma boa Iniciação Musical se estenderão para todas as áreas da aprendizagem.

"Se a criança está cantando, tocando ou ouvindo uma melodia, está aprendendo muitas outras coisas, como ritmo, afinação ou a questão dos intervalos".

Aprender brincando
Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender o que é a linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles. "Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música.

A atividade deve estar muito ligada à descoberta e à criatividade". Brincando, seus alunos estarão exercitando também habilidades que serão exigidas durante os anos seguintes, como o uso da métrica nas letras e as noções de rima e ritmo.Está definitivamente superado o tempo em que o professor de música ficava à frente da turma dando aulas de teoria musical.

Cartilhas que inventam nomes estranhos para notas musicais atrapalham mais do que ajudam. O desafio de ensinar música na pré-escola está em transmitir noções básicas de ritmo e harmonia sem ser monótono ou mecânico. A criança se solta ao perceber que é capaz de fazer música, a forma mais universal de comunicação. E, uma vez criado, o canal musical não se desliga jamais.

O RCNEI recomenda a Iniciação Musical na pré-escola e dá ênfase à escolha do repertório, uma das chances que o professor tem de ampliar a visão (e a audição) de mundo do aluno. E, convenhamos, se tem uma coisa que o brasileiro sabe fazer é música. Então vale misturar MPB de qualidade, músicas folclóricas, cantigas de roda, regionais ou eruditas. Lembre-se de trazer informações musicais novas e enriquecedoras.

O que sempre toca no rádio seus alunos já conhecem. Atenção na escolha das músicas mais adequadas para o alcance vocal das crianças. Até os nove anos, a estrutura vocal da criança ainda está em formação. Ela não consegue cantar notas muito graves nem muito agudas.Respeite as letras das músicas originais. Elas já possuem metrificação correta e facilitam a aprendizagem.


Abaixo damos algumas sugestões:
# A Arca de Noé - Toquinho e Vinícius de Morais: vols. 1 e 2
# A caixa de musica da Bia - Bia Bedran
# Abra a roda Tin dô lê lê
# Acalantos - Bia Bedran
# Acalantos do mundo – Mother’s Songs
# Adivinha o que É? - MPB-4
# Alegria, alegria
# Brincadeiras de roda – Palavra Cantada
# Bia canta e conta - Bia Bedran
# Bia canta e conta 2 - Bia Bedran
# Brinquedos Cantados - Bia Bedran
# Canção dos direitos das crianças Toquinho e Elifas Andreata
# Canções curiosas – Palavra Cantada
# Canções de Brincar - Coleção Palavra Cantada
# Canções de Ninar – Palavra Cantada
# Canções do Brasil – Palavra Cantada
# Casa de Brinquedos - Toquinho
# Castelo Rá-Tim-Bum - Vários autores
# Cirandas e Cirandinhas - Heitor Villa-Lobos
# Coletânea de músicas infantis - Bia Bedran
# Coletânea Palavra Cantada
# Concerto para uma só voz – Saint-Preux
# Divertimentos de corpo e voz. Thelma Chan e Thelmo Cruz
# Dois a dois - Palavra Cantada
# Dona árvore - Bia Bedran
# Fazer um bem – Bia Bedran
# For Children - Bela Bartok vols. 1 e 2
# IHU. Todos os Sons - Marlui Miranda
# Ma Mère L’oye - Maurice Ravel;
# Madeira que Cupim Não Rói - Antônio Nóbrega
# Mais alegria, alegria
# Meu neném – Palavra Cantada
# Meu Pé, Meu Querido Pé - Hélio Ziskind
# Mil pássaros – Palavra Cantada
# Murucututu - Palavra Cantada
# Noite feliz – Palavra Cantada
# O Grande Circo Místico - Edu Lobo e Chico Buarque
# O melhor de Bia Bedran - Bia Bedran
# Pandalelê – Palavra Cantada
# Partimpim – Adriana Calcanhoto
# Pé com pé – Palavra Cantada
# Pedro e o Lobo — Prokofief;
# Pirralhada – Thelma Chan
# Quem canta seus males espanta Volumes 1 e 2
# Rumo – Palavra Cantada
# Suíte Quebra-Nozes e The Children’s Album — Tchaikovsky;
# Úman - Bia Bedran
#Vila Lobos para crianças
# Zimbo Trio e as Crianças - Movie Play do Brasil.

Uma dica legal
Inicie a aula com uma atividade de escutar música para que as crianças trabalhem o ritmo. Peça para que elas caminhem no ritmo da música. Algumas dançarão espontaneamente e até pedirão instrumentos para acompanhar. Nessa brincadeira as crianças estão trabalhando desenvolvimento motor, percepção auditiva e rítmica, além de exercitarem a capacidade de escuta, respeitando a vez dos outros.

O desenho que veio do som
De cada som sai uma imagem. Nessa brincadeira, a professora pede aos alunos que desenhem o som de algumas músicas. Com isso as crianças expressam graficamente o que ouvem transitando de uma linguagem para a outra. Podemos também trabalhar com cenas de filmes e desenhos animados, mostrando as mudanças que a música sofre, dependendo de os momentos serem alegres, tristes, de tensão ou relaxamento.

Sobre a linha
Para trabalhar noções de tempo e espaço podemos sugerir a seguinte brincadeira: Esticar uma corda no chão. A criança deve cantar uma música enquanto caminha por ela. O objetivo é fazer com que a música "caiba" no tempo em que ela caminha pela linha. Trabalha-se, assim, o equilíbrio, a percepção auditiva e o ritmo.

O som e o silêncio
Outra brincadeira que é sucesso garantido é a de "estátua". Enquanto a música está tocando, as crianças devem caminhar ou dançar. Quando a melodia pára, elas também devem parar imediatamente. Podemos usar também 2 instrumentos: um representa o silencio o outro o som.Nessas atividades, os alunos descobrem o valor do intervalo entre os sons na música.

O monta e desmonta do xilofone
Um dos instrumentos mais interessantes para crianças que estão começando a aprender música é o xilofone, porque facilita a percepção de diferentes sons. E ele tem uma vantagem adicional quando é daqueles modelos que podem ser desmontados.

Quando pedimos que as crianças tirem as notas e tornem a montar o xilofone, elas seguem dois critérios: o do som e o do tamanho de cada uma das placas e ao fazerem a seriação do menor para o maior, as crianças descobrirão que as peças menores geram sons mais agudos, enquanto os sons graves são produzidos pelas peças maiores. Este é mais um passo no sentido de trabalhar sons graves e agudos com seus alunos. É um grande avanço nessa idade a criança conseguir seriar objetos de aparência idêntica e produtores de sons diferentes.
Esta seqüência de exercícios, serve para mostrar que o som pode ser grave ou agudo, forte ou fraco, rápido ou lento. E dá o primeiro passo rumo à escrita musical

Idênticos porém diferentes
Preencha três latas de refrigerante iguais, uma com pedras, outra com feijão e outra com arroz. Peça para seus alunos identificarem qual som é mais grave, qual é mais agudo e qual fica na faixa média. Aqui há uma evolução na aprendizagem iniciada com a seriação das notas no xilofone, pois, apesar das latas terem a mesma forma e tamanho, emitem sons diferentes.

O lugar certo dos graves e agudos
Peça para a turma colocar a lata com o som mais grave debaixo da mesa, a com o som médio sobre a mesa e a que for mais aguda em cima da cadeira. Em seguida, usando bolinhas de fita crepe, associe cada linha na lousa ao som de uma lata, colocando o som mais grave na linha de baixo, o médio na linha do meio e o agudo na linha alta. Desta forma, eles estarão dando o primeiro passo para entender o que é registro sonoro: a passagem do som para sua forma escrita.

Use as latinhas para trabalhar outros conceitos importantes na música. Sacudindo uma delas de maneira forte ou fraca, você mostra a diferença de intensidade do som; agitando rápida ou vagarosamente, trabalha-se a noção do andamento. Crianças nesta idade costumam confundir os dois conceitos e uma pulsação rápida tende a ser compreendida como forte. Mostre a eles como um som pode ser fraco (na intensidade) e rápido (no andamento) ou forte e lento. Latinhas na mão, será a vez deles testarem.

Outras atividades:
1-Pulso é o coração da música.
a) andar no pulso da musica
b) estalar os dedos no pulso da música
c) bater o pé no pulso da música
d) bater palmas no pulso da música
e) andar na ponta dos pés ao pulso da musica
f) andar nos calcanhares ao pulso da musica
g) andar na parte interna dos pés ao pulso da musica
h) andar imitando animais no pulso da musica
i) batendo pauzinhos ao pulso da musica
j) batendo coquinhos ao pulso da musica
k) cruza/estala ao pulso da musica

2-Movimentos de 1 a 10
Contar de 1 até 10 batendo palmas no 1 e bater o pé no ultimo
A cada recontagem suprima o ultimo numeral. (1 ao 10) (1 ao 9) (1 ao 8), etc...

3-Ritmo:
a) andar no ritmo da música
b) estalar os dedos no ritmo da música
c) bater o pé no ritmo da música
d) bater palmas no ritmo da música
e) andar na ponta dos pés no ritmo da música
f) andar nos calcanhares no ritmo da música
g) andar na parte interna dos pés no ritmo da música
h) andar imitando animais no ritmo da música
i) batendo pauzinhos no ritmo da música
j) batendo coquinhos no ritmo da música
k) cruza/estala no ritmo da música

4-Repetição rítmica – com cocos ou pauzinhos a professora produz um som e as crianças repetem.

5-Legenda musical
Colocar na lousa alguns símbolos e combinar com as crianças que a cada um corresponde um som. Por exemplo: um risco na vertical = palma; estrela = beijo; cobrinha = silêncio, etc...
A professora agora coloca uma seqüência de alguns símbolos e a criança reproduz com os sons.

6-História sonorizada
Reúna diversos materiais que produzam sons (tampas, colheres, bichinhos de borracha, pandeiros, sinos, guizos...)
Invente uma história com as crianças ou reproduza uma história já conhecida utilizando esses objetos.

7-Eco
O professor produz uma pequena frase rítmica e os alunos, em seguida a reproduzem.

8-Ostinato é uma breve figuração melódica constantemente repetida durante uma composição. Inventando um ostinato para a música: responde perguntas como: Qual seu nome?; Quais frutas mais gosta?; O que compramos na feira?, etc
Pode-se usar pauzinhos, coquinhos, palmas, estalos, etc...

9-Passando objetos
Em circulo, cada um com um objeto na mão (copo de plástico, latinha, pauzinho, etc). Cantar uma música e passar o copo no pulso da música.

10-Cala/Canta
Com pauzinhos, marcar o pulso da música. Cantando e marcando. Quando a professora toca o tambor, param de cantar e continuam marcando o pulso com o pauzinho. Ao novo sinal do tambor continuam cantando. Pode-se trocar os pauzinhos por estalos, palmas, coquinhos...

11-Quente/frio cantado
Uma criança sai enquanto outra esconde um objeto. Ao retornar, a criança que estava fora da sala deverá encontrar o objeto.
As demais crianças ajudam cantando alto ou baixo de acordo com a proximidade dela do objeto a ser encontrado.

12-Quem está cantando?
Uma criança é vendada e fica sentada no colo da professora. As demais crianças andam livremente pela sala.
Ao sinal da professora param e olham para ela. A professora aponta uma criança que deverá cantar uma musica.
A criança vendada deverá adivinhar quem está cantando.

13-Um de nós foi-se embora
Uma criança de olhos vendados. A professora aponta uma criança que sai da sala. Todos cantam a quadrinha abaixo e a criança que estava vendada deverá descobrir quem saiu.

Um de nós foi embora
Quem será, quem será
Será aplaudido
Se o nome acertar.

14-Trocando os desenhos
Música calma. Cada criança com uma folha de sulfite e alguns lápis de cor iniciam um desenho. Ao sinal da professora, passam o desenho para o companheiro da direita. Após algumas rodadas a professora encerra a atividade. Os desenhos são expostos para observação de todos. Essa atividade pode ser refeita sempre trocando os estilos de musica: erudita, samba, clássica...

15-Passando muitas bolas
Crianças e professora sentadas no chão em círculo. Ao som de uma música vão passando uma bola. Periodicamente a professora introduz mais uma bola até que fiquem muitas bolas na brincadeira. Assim como introduziu, vai tirando uma a uma até que só reste uma.

16-Caixa surpresa
A professora coloca numa caixinha uma figura ou um bichinho de plástico. Iniciam cantando uma música ou recitando uma parlenda. Quando terminar, a criança que está com a caixinha abre e dá uma característica do animal. Continuam assim até que descubram qual o animal.

17-Cantos de acolhida

18-Poema ritmado-Ladainha

a) Olá Sandra, bom dia Sandra
Que bom que você veio
Gosto muito de você

b) Olá como vai?
Olá como vai?
Eu vou bem.
Eu vou bem
E você vai bem também
Legal, legal, legal, legal, legal, legal, legal

c) Bom dia como vai você?
Meu amigo como é bom te ver
Palma, palma, mão com a mão
Agora um abraço de coração

19-Altura e som
Esticar uma corda no chão. Ao som agudo ficam de um lado da corda. Ao som grave do outro lado, previamente combinado. Use flauta ou xilofone.
Podemos substituir a corda por bambolê ou adaptar a brincadeira de morto/vivo.

20-Regência de sons
Faz-se grupos de 2, 3, 4, 5 alunos. Cada um deles inventa um som. Esses sons são memorizados pela classe. Escolhe-se uma outra criança para ser o regente que apontará para a criança e a classe reproduzirá o som.

21-Sons da boca:
# exploração livre das possibilidades de produção sonora com a boca;
# cada criança inventa um som e os demais reproduzem;
# construção de frases sonoras com sons inventados pelo grupo

22- Investigação das vozes de animais
# explorar livremente as possibilidades de sons imitando os animais;
# cantar uma melodia com voz de animal;
# cantar a mesma melodia com voz de dois animais ao mesmo tempo.

23-Jogo de identificação
# Produção de sons com objetos variados: o professor produz um som e as crianças devem adivinhar o objeto; À medida que a capacidade auditiva for sendo desenvolvida, o grau de dificuldade do som produzido poder ser aumentado, inserindo-se dois ou três objetos simultaneamente.

24-Dominó sonoro
Dispostos em roda, a primeira pessoa emite uma seqüência sonora de dois sons, preferencialmente diferentes. A pessoa seguinte deverá imitar o segundo som e criar uma nova seqüência e assim sucessivamente.

25-Jogo de palavras
A primeira pessoa fala uma palavra. A seguinte deve falar outra com a silaba final da palavra precedente. Podem ser eleitos temas para cada rodada, aumentando o grau de dificuldade (frutas, flores, nomes de pessoas). Pode-se também compor palavras: pé-de-cachimbo; cachimbo de barro; barro-branco; branco da neve; neve gelada, etc

26-Sons da natureza
De olhos fechados, sentados em círculo, imaginar e reproduzir o som daquilo que vai sendo descrito. (água caindo, vendo balançando as arvores...)

27-Representação gráfica de sons
Formam-se 2 grupos, cada um com um tema. Eles deverão representar graficamente o desenho do lugar, representando o maior número de sons que lá existam e seus produtores. Organizar os sons numa partitura de imagens, inventando uma musica. Apresentar a partitura representando-a. Tentar ler a partitura do outro grupo.

28-Jogo de interpretação Musical
Representar uma música com movimentos corporais, com ou sem auxílio de objetos.


29-Coordenação de pés, mãos e boca
Acompanhamento ou representação de uma música conhecida com sons produzidos pelos pés, mãos, boca (incluindo ou não o canto).

30-Escutar o som do próprio corpo e do corpo dos companheiros.
Colocar a mão no peito “escutando” o coração, a respiração. Alternar momentos de repouso e de atividade física intensa. O professor poderá levar um estetoscópio. Escutar também a respiração, o espirro, a tosse, o bocejo, as batidas das mãos, de estalos...

31-Produzir sons tocando diferentes partes do corpo: batidas no peito, bater palmas com 2, 3, 4, 5, dedos...

32-Escuta dos sons ao redor representando-o através de desenho, massinha, pintura.

33-Em dois grupos: um cantará Boi da cara preta e o outro Pirulito que bate bate. Inverter as canções. Trabalhando o respeito, a concentração.

34-Escravos de Jó com a música Boi Sarapintado.

35-O Jipe do Padre: O jipe do padre fez um furo no pneu. Colamos com chiclete Substituir gradativamente: jipe por vrum-vrum, padre por amém, furo por psss e pneu por boing.

Construindo Instrumentos

Quando a criança faz um instrumento, está trabalhando com a essência do som. Qualquer instrumento de corda vai seguir o princípio de uma corda esticada sobre um corpo que amplifica o som. Mas para evitar o problema da afinação do instrumento, o melhor é produzir instrumentos de percussão. Para isso, trabalhe com sucatas.

Chocalho de pote de iogurte
Material: 1 garrafinha de iogurte vazia; Um pedaço de madeira que encaixe na boca da garrafinha (ou um rolo feito de folhas de jornal retorcido e encapado com fita crepe); Fita crepe; Tintas coloridas; Grãos. Lave e seque muito bem a garrafinha. Prepare o cabo. Se for de madeira, lixe muito bem evitando deixar ferpas expostas. Se for de jornal, enrole-o de forma a ficar bem firme. Encape com fita crepe. Coloque alguns grãos ou contas dentro da garrafinha, Encaixe o cabo vedando com fita crepe e pinte com a tinta plástica.

Outro chocalho de pote de iogurte
Material: 2 garrafinhas de iogurte, durex colorido, tinta plástica, grãos ou contas. Lave e seque muito bem as garrafinhas. Coloque alguns grãos ou contas em seu interior. Uma as duas garrafas pela boca vedando com durex. Pinte na cor desejada enfeitando com durex coloridos

Lata cantante
Material: 1 lata (varsol); 2 toquinhos de madeira não muito grossos; 2 parafusos; tirinhas de metal (recolhidos em construção); tinta. Lave bem a lata de varsol. Pinte-a de acordo com seu gosto. As tirinhas de metal devem ser colocadas entre os toquinhos de madeira e aparafusadas na lata, de acordo com a foto ao lado. Quando se bate nessas tirinhas, o contato delas na lata produzirá som.

Monocórdio
Material: 1 pote de margarina, ou de leite, ou outro que achar conveniente; 1 ripinha de madeira, um pedacinho de madeira; fio de nylon, prego e martelo; tinta. Com o prego faça dois furos nas duas extremidades da ripinha de madeira. Passe o fio de nylon por esses furos amarrando-o de forma a ficar bem esticado. Se for utilizar um pote com tampa, cole de forma que não destampe. Faça um orifício no meio do pote e prenda a ripinha para que fique parecendo um violão.

Pandeiro
Material: 1 aro de madeira ou papelão duro (pote de sorvete grande). 6 tampinhas de garrafa de metal; martelo, pregos e arame. Lixe e pinte o aro de madeira. Bata as tampinhas com o martelo, fure no meio e amarre 2 a 2, com arame. Divida o aro em 3/3 e proceda o recorde onde será encaixado as duplas de tampinhas.

Chocalho de tampinhas de metal em suporte de madeira
Material: algumas tampinhas de metal (cerveja, gatorede). Um suporte de madeira como o da foto ao lado; tinta; pregos e arame. Abra as tampinhas com o martelo furando-as no centro. Passe um fio de arame por cada uma delas amarrando no suporte de madeira que já deverá estar lixado e pintado à gosto.

Reco-reco com garrafa de água
Material: 1 garrafa de água que tenha ondulações; barbante; 1 ripinha de madeira ou metal. Decore a garrafa á gosto. Amarre uma ponta do barbante na boca da garrafa e a outra ponta na ripinha de madeira. Agora é só alegria!!!

Surdo
Material: 1 pote de sorvete de papelão ou um balde plástico; retalho de tecido grosso; barbante ou sisal grosso; retalhos de tecidos; ripinha de madeira ou metal. Lave e seque muito bem o pote de sorvete. Decore o pote como achar melhor usando tinta. Canetas, colegam de papel, etc... Cubra a boca do pote com o tecido grosso amarrando-o com o barbante. Faça uma trouxinha de tecido amarrando-a na ponta da ripinha que servirá de batedor.

Guitarra de caixa de papelão
Material: 1 caixa de papelão (pode ser de leite); 1 lápis ou uma ripinha de madeira; 3 elásticos de segurar dinheiro (ou fio de nylon); 1 rolo de papelão (toalha de cozinha) ou uma ripinha de madeira. Faça um recorte oval no meio da caixa. Decore-a como achar conveniente. Passe os elásticos de forma que fiquem bem esticados. Cole o rolo de papelão formando assim o braço da guitarra. Coloque o lápis ou a ripinha conforme mostra o desenho ao lado.

Maracas
Material: 1 circulo de papelão grosso; tampinhas de garrafa (metal); tintas coloridas; fitas de cetim. Decore a gosto o circulo de papelão. Dobre o círculo ao meio e cole 2 tampinhas de garrafa de cada lado de modo que batam uma na outra. Cole fitas de cetim coloridas. Segurando como um sanduíche, na parte reta do semi circulo, bata uma tampinha na outra.

Pau de chuva
Material: 2 círculos de papelão; 1 rolo de papelão (toalha de papel); papéis coloridos. Alfinetes ou preguinhos, grãos e cola. Enfie os pregos ou alfinetes por todo o tubo. Com um dos círculos, vede um dos lados do tubo de papelão. Coloque os grãos ou contas no interior do tubo. Vede a outra boca do tuvo e decore com tinta ou colagem de papel. Quando viramos de um lado e do outro, o tubo produz barulho de chuva.

Chocalho indígena
Material: 1 forquilha de madeira, barbante colorido; contas ou sementes que produzam som quando em contato uma com as outras, barbante resistente; cola; penas. Encape a forquilha com o barbante colorido, usando as penas para enfeitar. Fure as contas e passe o barbante resistente por elas amarrando na forquilha. Está pronto o chocalho indígena.

Violinha
Material: papelão, fios de nylon, tinta e pregos. Risque o contorno da violinha e recorde duas vezes. Numa delas faça um buraco no meio. Monte a viola contornando com uma tira de papelão de mais ou menos 3 dedos de largura. Recorte e cole o braço da viola. Pinte ou decore como achar melhor. Recorte um retângulo de papelão e se for muito fino cole um sobre o outro até que fique com a espessura de mais ou menos 1 cm. Faça 6 furos nesse retângulo. Faça também 6 furos no braço. Passe o fio de nylom pelos furos do retângulo e cole-o na viola. Passe as pontas soltas dos fios nos furos do braço amarrando bem.

Chocalho de pé
Material: 4 embalagens de filme fotográfico, arroz ou outro grão, cola de contato (super bond) durex colorido (opcional). Coloque os grãos dentro dos potes e feche-os. Cole um pote no outro, pelo fundo, dois a dois. Decore com durex colorido e amarre os potes nos pés das crianças que farão barulho quando dançarem.

Um comentário: