Projeto Contos

Periodicidade: duas vezes por semana
Duração: abril a novembro

I- Justificativa: esse gênero possibilita o contato das crianças com os livros, vídeos, fantoches e materiais diversos, ampliando o repertório dos contos infantis, podendo também bern ser trabalhado os diferentes finais de uma história, além de explorar sentimentos e emoções especiais, entretenimento e diversão, transmitir valores culturais, sociais e morais.

II- Objetivos:
• Ampliar a capacidade de criar, imaginar e

produzir a partir dos contos;
• Desenvolver a oralidade por meio do conto de historias para os colegas.

III- Conteúdos:
• Fórmulas consagradas de começar e terminar contos;
• Descrições de personagens e situações, ambientes, etc.;
• Comunicação de sentimentos e emoções;
• Apresentação dos contos;
• Oralidade;
• Apreciação de figuras e imagens;
• Manipulação de livros, fantoches e fantasias.

IV- Orientação didática:
• A situação deve ser preparada para fomentar o interesse e o prazer pela leitura. É importante que o professor evidencie a relação entre o que diz e o que está escrito e que explique, e justifique, seu mode de ler.

V- Etapas previstas:
a. Seleção do conto que será lido;
b. observação do livro: tamanho, capa, ilustrações, hipóteses, etc.
c. leitura do título: o que quer dizer, antecipação do conteúdo, etc.
d. leitura enfática.
e. apresentação dos contos infantis por meio de livros.
f. após a leitura da cada conto, propôr às crianças a escrita do nome dos personagens e ou títulos.
g. as imagens dos personagens do conto podem ser associadas a seu nome escrito.
h. identificação e apreciação de trechos das histórias por meio de fitas de vídeo.
i. manipulação de fantoches e recontagem das histórias por meio de teatrinho de bonecos.
j. dramatização das histórias por meio de CDs, conheciemnto prévio completo do conto, montagem da representação, que personagens intervirão, quem os representará, materiais de decoração, vestuário, etc.

VI- Avaliação: considerar, mediante observação constante, os avanços apresentados pela criança com relação às atividades propostas.

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