terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como trabalhar fábulas

Fábulas são histórias curtas, que os personagens são animais que se comportam como seres humanos e pode ser escrita em verso ou em prosa e no fim da história tem uma moral.

Justificativa:
É maravilhoso trabalhar com fábulas! Mas o que está por trás de cada fábula? Que valores? Que mensagem há para a sua vida? Através de uma atividade com fábulas, você pode despertar nos alunos o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção.

Objetivos:
Favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas, produções de textos e dramatizações. 
Conhecer as fábulas que são mais comentadas em cada
local. 
Refletir com os alunos os valores que são transmitidos através das fábulas.

Metodologia:
Motivar os alunos para conhecer alguns autores de fábulas (Esopo, La Fontaine, Leornado da Vinci)
Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários.
Conversar sobre o que é uma fábula.
Disponibilizar para os alunos diversas fábulas.
Criar fábulas através da linguagem gráfica ou escrita.

Atividades
Incentivar os alunos para que escolham uma ou duas fábulas e leiam.
Dividir a turma em grupo. Cada grupo escolhe uma fábula e dramatiza para a turma.
Criar novas fábulas com questões do dia a dia e ilustrá-las.
Montar um mural com as fábulas
Visitar os sites para conhecer outras fábulas dos autores.
Organizar com a turma um livro com as fábulas criadas.

Produção Final:
Confecção de um livro de fábulas on-line, realizado a partir dos trabalhos dos próprios alunos

Sequência didática:

1. Entregar o texto pra os alunos

2. Fazer a leitura do título

3. Perguntar se já conhecem a história e o que acham que irá acontecer ( respeitando os turnos de fala);

4. Fazer a leitura do texto ( no texto não estará escrito a moral que será tirada mais tarde com os alunos)
Após a leitura:

5. Todos discutirão partindo das seguintes questões:
 Quais personagens aparecem no texto?
 O que vocês sabem sobre esses animais?
 Na vida real os animais falam?
 Onde a história acontece?
 O que é servido nos jantares?
 Qual a diferença do jantar na casa da raposa e na casa da cegonha?

Após estas questões propor que os alunos façam uma dramatização da história e em seguida responder como se sentiram como cegonha e raposa.

6-Perguntar:
 Se você oferecesse um jantar para a raposa e a cegonha, como você serviria, para que ambas ficassem satisfeitas?
 Por que a raposa convidou a cegonha para jantar e serviu de forma que ela não conseguisse comer?
 Por que então a cegonha serviu o jantar para a raposa de forma que ela não conseguisse comer?
 Será que existem pessoas que agem como a raposa e cegonha?
 O que vocês pensam sobre essas pessoas?
 Que outro título você daria para a história?

7- Moral da história.
Escrever na lousa três morais para que os alunos identifiquem qual é a moral da história:
 Devemos sempre nos vingar
 Trate os outros da mesma forma que deseja ser tratado
 Os amigos não precisam ser bem tratados

8-Variações
montagem das palavras com alfabeto móvel: raposa e cegonha, quais letras iniciais, letras finais, cruzadinhas, caça-palavras, ligue o desenho ao nome, Identificar no texto as palavras cegonha e raposa, desenho, recorte em revista das palavras em destaque...

9-Lista
Fazer uma lista de animais e
Identificar na lista os personagens
CEGONHA
CACHORRO
COELHO
CAMELO
COBRA
RAPOSA
RATO
RINOCERONTE

10- Oralidade
LEIA A MORAL: "TRATE OS OUTROS DA MESMA FORMA QUE VOCÊ DESEJA SER TRATADO." RELATE ALGUM FATO QUE ACONTECEU NA ESCOLA QUE ESTEJA DE ACORDO COM ESSA MORAL

11- Reescrita da fábula
Objetivo: reflexão sobre a escrita.
Solicitar aos alunos que reescrevam a fábula, aproveite para enfatizar que quando escrevemos, fazemos para outras pessoas lerem e precisamos ser claros para que a mensagem seja entndida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário