Como trabalhar notícia na sala de aula

Atualmente tem-se falado muito no trabalho com diferentes gêneros textuais em sala de aula. Escolhi a notícia para sugerir uma atividade a vocês.

É necessário destacar que não adianta trabalhar os gêneros apenas por trabalhar, é muito importante que se tenha um objetivo em cima disso. O estudo dos diferentes gêneros deve possibilitar aos alunos uma maior compreensão da língua.
O que você deseja, então, ao trabalhar uma notícia com seus alunos?



Antes de tudo, é necessário que o professor estude e se aproprie do conteúdo para que possa ajudar aos seus alunos nas descobertas a partir das atividades desenvolvidas. Segue uma breve explicação sobre a notícia.


A notícia nada mais é que uma comunicação ou informação de um fato. Ela precisa ser atual, verdadeira, importante, breve e interessante. Para escrever uma notícia é necessário que se responda algumas perguntas: 


  • Quem?
  • O quê? 
  • Quando? 
  • Onde? 
  • Como? 
  • Por quê? 
  • Para quê?

Assim que o jornalista responde a essas perguntas, ele organiza a notícia com:

1) O título – O anúncio (manchete) da notícia.


2) Cabeça ou lead – Parte que antecede a notícia, com letra diferente do resto do texto mostrando o fato mais importante da mesma.


3) Corpo – É o desenvolvimento da notícia.

Ao escrever uma notícia o jornalista não transmite sua opinião, deverá ser escrita sempre na 3ª pessoa, quando não presenciou o fato. É necessário citar a fonte que deu a informação e utilizar uma linguagem clara para que o leitor possa entender.

Pronto, agora que você já sabe um pouco mais sobre a escrita de uma notícia fica mais fácil trabalhar esse gênero com a turma, não é?

Você pode, como uma primeira atividade, selecionar notícias com o mesmo assunto retiradas de fontes diferentes e pedir que os alunos (em trios) identifiquem suas características. Peça que eles escrevam em um papel o que forem observando de semelhante entre elas. Dê um tempo para que os alunos possam ler, discutir e relacionar o que se pede. Ande pela sala de aula para observar as produções e ajudá-los quando necessário. Ao final da primeira parte da atividade você poderá escrever na lousa as impressões dos trios e depois que todos tiverem falado o que observaram você dá os nomes corretos.

Uma segunda atividade é pedir aos alunos que criem uma notícia, a partir das informações que têm sobre a produção de uma notícia, sobre alguma situação vivida, presenciada ou sabida por eles na escola.


No final, poderá fazer uma roda para que os trios apresentem suas produções.
Os trabalhos poderão ficar expostos no mural da sala. Crie o título do mural com eles. Tenho certeza que farão um excelente trabalho!




Nenhum comentário:

Postar um comentário