10 Atividades para os primeiros dias de aula de 0 a 4 anos

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

1- PERCEPÇÃO CORPORAL
Tempo: De 15 a 30 minutos.
Espaço: Sala ampla ou jardim.
Idade: A partir de 1 ano.
Material: Colchonetes

Objetivos: Relaxar; estimular o sentido do tato e o autoconhecimento corporal; e descobrir o prazer no movimento.

Sequência didática para trabalhar com o tema minhoca

As crianças devem, desde pequenas, ser instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos, conhecer diferentes contextos históricos e sociais, tentar localizá-los no espaço e no tempo.

Podem também trocar ideias e informações debatê-las, confrontá-las, distingui-las e representá-las, aprendendo, aos poucos, como se produz um conhecimento novo ou por

2 Planos de aula com os livros: Diário de uma Minhoca e Dona minhoca e a pororoca

A partir da leitura do livro Diário de uma Minhoca propor uma pesquisa sobre a vida das minhocas. Abaixo você encontra o link do livro e um texto sobre as minhocas para sua aula.

Plano de aula com o livro: Diário de uma Minhoca

Muita diversão com o Diário de uma Minhoca!Muitas descobertas a respeito da vida diária de uma minhoquinha. Lendo este diário, você terá uma ideia de como vive e se comporta uma minhoquinha aventureira. Muitas aventuras subterrâneas, sujeira e atos de heroísmo recheiam este diário.

Trata-se de um diário escrito por uma minhoca. No início, um álbum de fotos e recordações com o boletim da minhoca : Escavação- nota A; Jardinagem – nota B+ e alguns comentários do professor : trabalha bem em grupo , precisa aprender a se controlar para não comer o dever de casa.”

Atividade psicomotora para crianças aprender a amarrar o sapato

Essa brincadeira é para confeccionar um artesanato prático e bacana de ser feito pela criançada. Trata-se de sapatinhos para serem feitos no papelão com materiais simples. O legal é instigar a meninada a criarem sapatinhos personalizados, aguçando a imaginação e criatividade deles. Confira como fazer e programe-se para criar junto com os pimpolhos!

Enfeites para o natal com papel

É sempre bacana quando podemos criar itens bonitos sem precisar gastar muito dinheiro para isso. Essa dica vai bem neste caminho. Você poderá criar lindos ornamentos com papel colorido para o Natal em pouco tempo e apenas gastando com o papel a ser providenciado. Você também vai precisar de uma impressora para imprimir os moldes. Confira como criar os seus também!

Máscara de Carnaval passo a passo com moldes

Customizar máscaras para brincar o Carnaval pode ser o que você estava precisando para dar aquele brilho em seu visual nas festividades. Veja como fazer a sua também, colete os materiais necessários e mande ver na confecção, que é simples de criar em casa.

Essa ideia é muito útil também para animar a festinha de Carnaval dos pequenos. Um item fácil de fazer e que pode muito bem ter a ajuda de todos os pimpolhos na confecção.
Materiais
- Moldes impressos
- Tesoura
- Lápis
- Lápis de cera ou cola colorida
- Glitter, lantejoulas e outros enfeites do tipo
- Cola

Decoração para o Natal com estampas coloridas – Carimbos de batatas

Essa ideia serve pra decorar muitas coisas legais, como embalagens de presentes, sacolas recicláveis, cartões natalinos ou até mesmo para uma atividade numa escola infantil. As crianças vão adorar o clima de criação com muita criatividade e arte neste Natal. Use para o que achar melhor caprichando na confecção e você terá ótimos resultados.

Você vai criar um clima mágico com as crianças fazendo uma atividade de arte super bacana. Trata-se de estampas de bolas natalinas feitas com batatas e tinta guache. Já imaginou? Vamos ao tutorial para criar estas estampas divertidas para a época de Natal.

Marcador de livro de origami em forma de coração

Utilizando apenas papel e tesoura você pode criar este lindo marcador de livro. Para começar a treinar, você pode até fazer num papel rascunho. Mas depois utilize um papel colorido ou papel para scrapbook. O resultado final fica uma graça e dá até pra fazer com as crianças.

Materiais
- Papel de origami ou papel normal em tamanho quadrado
- Tesoura

Decoração criativa e colorida com formas geométricas

Que tal fazer uma decoração bem animada e cheia de cores? A ideia deste post é bem inspiradora e pode render trabalhos belíssimos neste sentido. Você vai aprender a fazer várias formas geométricas de um jeito bem simples e barato. Você só vai precisar dos papeis coloridos e dos moldes impressos, depois é só meter as mãos na massa e fazer também!

É ideal para criar guirlandas, móbiles, enfeites, painéis ou até mesmo para dispor numa mesa de doces de maneira criativa. Uma opção charmosa e prática até para um Chá de Bebê ou um Aniversário Especial. Outra opção bacana é fazer uma

Máscara de coelhinho para a Páscoa

Reserve aquele tempinho para criar uma atividade levando muito aprendizado e diversão com seus alunos nesta data de Páscoa. É só ajudá-los a criar suas próprias máscaras através de muita brincadeira e aprendizado. Veja o passo a passo e prepare os materiais para criar junto com a criançada!

Materiais
- Cartolina ou EVA nas cores: branca e rosa
- Algodão
- Molde impresso
- Tesoura
- Cola
- Elástico

Embalagem especial para o Dia dos Pais com molde

Essa dica é legal para fazer com as crianças, seja na escola ou então em casa mesmo. O molde está incluso no post e basta que você imprima para fazer as sacolinhas de papel que serão decoradas. Customize a sua embalagem como quiser e faça essa surpresa legal para o paizão!

Materiais
- Papel
- Tesoura
- Impressora
- Cola
- Fita adesiva dupla face

Sacolinha Decorada para o Dia dos Pais

Sacolinhas divertidas e customizadas a caráter para o Dia dos Pais! A ideia fica ainda mais especial quando combinada com a decoração da festa. Confira como fazer também através do passo a passo descrito neste post!

Como organizar a sala de aula

O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação.

A maneira como a sala de aula está disposta pode fazer tanta diferença quanto a sua atitude para a eficiência do ensino. Vale a pena se esforçar para que a classe seja um ambiente acolhedor e propício para o desenvolvimento das atividades e capacidades dos estudantes, de participação e envolvimento.

Caixinha de papel para presente

Materiais
- Papel cartão (ou outro de sua preferência)
- Molde impresso
- Tesoura
- Cola bastão
- Fita

33 atividades baratas para divertir as crianças nas férias

1. Coloque fita colorida no carpete para fazer pistas para os carrinhos de brinquedo de seu filho.

Dicas para manter a disciplina na sala de aula

Saiba como administrar o comportamento de estudantes em sala de aula de forma madura e coerente, sem precisar se descabelar.

No início de qualquer carreira, mas especialmente no professorado, os profissionais colocam à prova tudo aquilo que lhes foi ensinado sobre como ensinar e administrar uma sala de aula. O fator humano e o comportamento infantil colocam em cheque qualquer conceito pré-formado e mentalidade profissional. É importante aprender com os erros e saber ouvir os

8 Atividades para trabalhar com jornal na sala de aula

A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino e forma cidadãos mais informados e participantes.

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e da manipulação do jornal na escola. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção

Carimbos para educação infantil de EVA



Faça carimbos de EVA fácil e que estimulará a criatividade de suas crianças. E os seus pequenos podem até mesmo customizar camisetas, carimbando com tinta para tecido, com o motivo escolhido.

16 exercícios com silaba tônica, acentuação gráfica, paroxítona, oxítona e proparoxítona para 4º ano

O Sapo e a Borboleta

“Sabia que sou mais bonita?”
A borboleta disse ao sapo:
“Pobre batráquio asqueroso,
O que você é se causa nojo!”
E o sapo, com toda a calma do mundo,
Assim respondeu a borboleta:
“Bonita é minha natureza anfíbia,
O que, também, me protege mais,
Rios e solo me dão guarida,
Brejos e até mesmo matagais!
O que você faz para se defender?”
“Livre viajo sobre todos os animais!”
E, num segundo, o sapo projetou a
Tamanha língua no espaço,
Acabando, assim, com o embaraço!

19 Crônicas para trabalhar em sala de aula

A Rua do Ouvidor
Joaquim Manuel de Macedo

A Rua do Ouvidor contou diversas lojas de perfumarias, e, por consequência, devia ser a rua mais cheirosa, mais perfumada entre todas as da cidade do Rio de Janeiro.

E todavia não o era!...

Com efeito não havia nem há rua mais opulenta de aromas, de perfumes, de pastilhas odoríferas, de banhas e de pomadas de ótimo